Viciado em Cinema e TV (A Sequela) por Nuno Cargaleiro

Abril 21 2007

 

 

 

 Um momento de entretenimento com um cariz pedagógico!...

 

 

publicado por Nuno Cargaleiro às 20:05

Boa-noite.
Fui hoje ver O Caimão e confesso q sai um pouco confusa.
Estava agora a procurar criticas, alguma coisa que me ajudasse a ordenar os pensamentos, quando deparei com a tua (faz mal, tratar por tu?) crítica.
Consideras este filme assim tão bom? e assim de leitura tão linear?
E se a Teresa identifica o motivo do filme - de forma demasiado directa e simplista, parece-me, se há uma analogia entre o desmoronar da vida do Bruno com talvez o caos da situação italiana (na minha visão), se ha a critica e o retrato de um tipo de cinema italiano, ha tb uma discrepancia total de tratamento de um filme dentro do filme, ha um retrato comovente, humano de um sobrevivente e um prenuncio de um filme algo mal conseguido, um segundo filme que nunca seria bom se alguma vez tivesse sido feito (o efeito piroso e novo rico de Berlusconi?!), n achas?
N achas que n e um filme qualitativamente regular, nem em termos de argumento nem em termos de execução?
lm.lights
lm.lights@hotmail.com a 22 de Abril de 2007 às 02:03

Olá.
Tal como diz o próprio Moretti, este não é um filme sobre Berlusconi, mas sim sobre um realizador de série Z com a vida a desmoronar-se. Se encarares o filme desta perspectiva, e não como uma obra política ou de propaganda, talvez consigas entender melhor as suas qualidades. Tudo nesta história é coerente, até naquilo que sublinhas: o tratamento do filme dentro do filme. Nunca um produtor de série B com problemas orçamentais e sem grande veia artística aliado a uma principiante poderia criar uma obra de qualidade. Mas nem é isso que está em causa: como diz Teresa, o que acontece é que NUNCA foi feito um filme sobre Berlusconi em Itália, ao contrário do que aconteceria nos Estados Unidos. Moretti mostra mais uma vez a coerência ao nem sequer contar a repercussão do filme sobre Berlusconi que, provavelmente, seria nula. O que Nanni nos dá a entender é que aquele é um primeiro passo na saída do conformismo e da decadência social no seu país. E que esse futuro poderá estar nas mãos de uma nova geração, personificada por Teresa, com a ajuda de uma geração conformada com possibilidades de regeneração. O que Moretti filmou não foi "o" derradeiro filme sobre Berlusconi, mas sim a abertura de uma porta para que outros o façam.
Abraço,
Bracken
Bracken a 22 de Abril de 2007 às 02:37

obrigado bracken pela pronta resposta as 2 e 37 da manha?! alguem q resiste mais q eu.... e ainda por cima no sitio errado - nunca tinha comentado num blog e acho q me perdi... :)
e concordo claro com a tua resposta só acho q num filme excelente, a ligação entre os dois lados do filme devia ser mais escorreita.... parece haver um fosso entre as 2 abordagens (será o tal fosso geracional de q falas?)
boa semana de trabalho para ti e mais uma vez obrigado por te teres dado ao trabalho de me responder
lm lights
lm.lights a 23 de Abril de 2007 às 00:03

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Abril 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

15

22



arquivos
pesquisar
 
subscrever feeds