Viciado em Cinema e TV (A Sequela) por Nuno Cargaleiro

Julho 06 2007

 

 

 

 Sam 'Spike' Witwicky: I bought a car. Turn out to be an alien robot... who knew?

 

Michael Bay já tinha demonstrado no "The Island" que estava a tentar "regressar" ao caminho correcto. Um pouco incompreendido na altura, devido às críticas negativas que se amontoaram, juntou-se (um pouco reticentemente no início) desta vez à imagem de um profissional reconhecido, Steven Spielberg, e a um conceito com uma legião de fãs há decadas: Transformers.

 

Terão sido poucas as crianças e jovens na altura que não se recordam destas figuras, pelo menos do heróico Optimus Prime e o maléfico Megatron. Ora bem, eles regressaram, no filme que promete ser o blockbuster de "lucro" do ano!...

 

Um dos pontos positivos do argumento passa pelo facto de maior parte das personagens, e da sua imagem, serem baseadas na primeira série, datada de 1984 (embora por cá tenha sido um pouco mais tarde). Embora algumas marcas de carros tenham sido alteradas, devido a direitos de autor (algumas companhias não quiseram estar associadas a um filme de violência?!...), o certo é que pouco destoam daquilo que nos recordamos. Embora enquadradas num look do século XXI, claro!...

 

O outro ponto positivo, é apesar de ser um "filme familiar", apesar de personagens "parvas com o intuito de serem comic relief e darem um volte face ao enredo inesperadamente", de ter militares "destemidos como as cobras", e um enredo cujos dialogos não primam pela sua originalidade, este filme destaca-se pela positiva dos restantes... Mesmo tendo algumas destas características, no todo do filme servem somente como mecanismos de ligação com o espectador, não tendo o relevo habitualmente exagerado (embora a personagem "idiota" de John Turturro irrite bastante). E atribuindo o verdadeiro protagonismo a quem lhes pertence: aos Robôs! Nada lhes falta: humanidade, realismo, agilidade, e um certo humor que não conheciamos neles!... Enquadrando uma nova ideia na sua origem, consegue manter-se fiel à história original, embora demonstre liberdade de decisão nas consequências de determinadas personagens do elenco, que provavelmente não voltaremos a ver numa cada vez mais certa sequela.

 

Quanto aos humanos, os que posso destacar são a dupla Shia LaBeouf e Megan Fox. Estes dois têm potencial, sobretudo Shia LaBeouf que depois de um "sucesso inesperado" com "Disturbia" destaca-se cada vez mais. Neste projecto, ele é "Sam Witwicky", um jovem "outsider" que consegue manter uma melhor relação de amizade com o seu carro do que as restantes pessoas... Até que o mesmo começa a dar sinais estranhos de que o compreende.

 

"Transformers" é um filme do tipo "blockbuster megalomano", contudo sem a parte do megalomano. Inesperadamente, todos os vícios típicos são atenuados, ao ponto de quase não repararmos neles. Contudo, não deixa de ter as características de um filme de acção "familiar", sendo abragente a várias faixas etárias. Os efeitos especiais são cuidados para servirem as suas "personagens", de modo a cada uma delas assumir o espírito e a humanidade que nos recordamos (destaque para a voz de Optimus Prime, na mão do actor Peter Cullen, que fez a dobragem original em 1984; e a introdução de Hugo Weaving, no cuidado da voz de Megatron). E a acção!... Ultrapassa aquilo que nós pudessemos alguma vez esperar...


Talvez tenha sido por estas características que saí de uma sala de cinema com um sentimento de nostalgia, satisfeito e relaxado de duas horas de puro entretenimento. Pode não ser um filme que faça refletir, mas é uma experiência que nos agrada e que completa as nossas expectativas.

 

Tal como é dito por um figurante, a dado momento do desenrolar do filme: "This is better than Armageddon!... I promisse!"

 

Muito Bom

4 Estrelas

publicado por Nuno Cargaleiro às 00:05
Tags:

Mesmo esquecendo todos os problemas repetivelmente associados a Michael Bay, temos um filme de acção nulo! Efeitos especiais de ponta não são os únicos condimentos para um bom filme de acção!
http://frequenciajovem.blogspot.com
Frequência Jovem a 19 de Julho de 2007 às 10:43

De facto efeitos especiais não são o único condimento para um filme de acção... Mas discordo que este seja um mau filme de acção... pelo contrário!...

Julho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
13
14

15
16
18
20

22
25

29
30
31


arquivos
pesquisar