Viciado em Cinema e TV (A Sequela) por Nuno Cargaleiro

Julho 19 2007

 

 

 

 Lord Voldemort: You're a foul Harry Potter, and you will lose everything.

 

Discutir um filme da saga "Harry Potter" ignorando o livro em que o projecto se baseia será descuidar de um dos pormenores mais importantes do sucesso e impacto do mesmo. Neste "Harry Potter e a Ordem na Fénix", este princípio aplica-se em grande parte por duas razões: porque a narrativa é diferente, e porque a personagem principal diverge no seu conceito dos filmes anteriores...

 

Esta mudança é natural, devido à introdução do arqui-inimigo Lord Voldemort no passado filme, e graças ao crescimento natural das personagens que compõem a história. Contudo tem-se a mesma dose de estranheza a lidar com este Harry Potter do que é apresentado no livro: um figura mais plástica, bruta, tendicioso de que o mundo está contra ele, chata, e aborrecido... O que acabava por dar maior graça no livro era a partilha de protagonismo que se espelhava por entre Ron, Hermione, e os restantes membros da trupe de alunos... Isso para além do fantasma iminente de Lord Voldemort!

 

Este filme é um pau de dois bicos: aqueles que forem fãs da série, com toda a certeza vão adorar este capítulo, acentar tendas para comprar o livro que está quase a sair, fazer preces para que Emma Watson permaneça como Hermione, e esperar religiosamente pelo próximo. Aqueles que não deliram com Harry Potter podem achar o filme interessante, mas não muito mais do que isso.

 

Como já referi, a isto se deve ao próprio enredo, reduzido ao essencial, embora permaneça numa "campanha" de 2 horas e 20 minutos. Tal como no livro onde se baseia, será o início que custa mais a suportar.

 

O argumento terá sido condensado, despojando alguns desenvolvimentos iniciais que nos permitiam ter uma maior consciencialização de que o mundo "Harry Potter" tinha-se alterado com a chegada de Voldemort. Assim, ficamos com uma série de referências a manchetes de jornais e conversas paralelas, avançando rapidamente para Howguarts, para a introdução da figura mais inabalável desta película: Dolores Umbridge, na mão da fabulosa Imelda Staunton, roubando claramente a cena ao próprio Harry Potter. Pérfida, falsa moralista, controladora, e narcisista, a sua representação corresponde exactamente, senão ainda melhor, à imagem que temos nas páginas escritas por J.K. Rowling, correspondendo a um dos pontos altos do filme.

 

Quanto ao resto, não há muito a dizer: há um mistério (que no filme nem se percebe muito o que é), suspeitas constantes de um ataque iminente, um governo auto-centrado que se recusa a admitir a realidade, mais umas criaturas que são apresentadas para vender o peixe (e merchandising), uns quantos efeitos especiais, uma "rebelião" que se organiza para encher metade do filme, e finalmente um confronto final que enche os olhos, sente-se rápida demais, e cria expectativas para o próximo volume desta saga...

 

Como já disse, ver este "Harry Potter e a Ordem da Fénix" cria o mesmo sentimento agri-doce que provoca ler o livro. Contudo, o filme não aproveita a série de pequenos pormenores com que a obra literária se defende, correndo o risco de se ver, perante cada espectador, como uma figura diante de um abismo: alguns vão adorar, outros suportam (mas esquecem-se rapidamente), e outros vão simplesmente pensar no dinheiro que gastaram com o bilhete de cinema. Pessoalmente, situo-me na categoria do meio, com o leve arrependimento de não ter escolhido antes o filme que estava na sala ao lado... (é verdade!...)

 

Mas para aqueles que pensem que analisar este filme desta forma significa que estou a movimentar a minha opinião sobre a saga, enganam-se. Admito que este pareceu-me um dos mais "inconcistentes", mas a realidade é que tenho mais expectativas sobre o próximo do que alguma vez tive sobre este.

 

Suficiente

2 estrelas

publicado por Nuno Cargaleiro às 17:17
Tags:

esse, não vi e depois de l~eer a tua excelente crítica, não vou ver. abraço
Luis a 19 de Julho de 2007 às 17:40

Bem,... podes ver... nem que seja quando passar na tv

Achei a crítica que fez bem consistente, não colocando em causa a sua opinião ou a veracidade dos factos, ou seja, como é o filme e o livro.

Sinceramente, não sou grande fã de Harry Potter. Fui ver o primeiro filme da saga ao cinema e isso entreteve-me, como é evidente estava longe de imaginar o que seria hoje.
Para ver a saga, prefiro ver quando passar na TV.
dina a 20 de Julho de 2007 às 11:57

Obrigado pelo elogio que fizeste à minha crítica...

De facto acho que é um dos mais fracos da série, e é pena, pois deveria ser um crescendo...

Concordo plenamente com o seu comentário...e também me enquadrei na categoria do meio... "de não ter escolhido o filme que estava na sala ao lado..."
Raffael a 21 de Julho de 2007 às 05:21

Ahah! mas depois eu fui ver o filme que estava na sala ao lado!... :P

Eu sou fã do Harry Potter... li todos os livros... vi todos os filmes... adoro!!! Porém, tenho que concordar que este último filme deixou a desejar... não achei que a história do livro (que ao meu ver foi ótima!!) foi contada de uma forma envolvente... parece que tentaram apenas mostrar cenas que pudessem usar muitos efeitos especiais... além disso, muitos fatos foram mudados... muitas coisas interessantes foram deixadas de lado... Uma pena... MAS... como fãzoca do Harry, espero anciosamente pelo próximo, pois para quem lê o livro, o filme, independente de qualquer coisa, é legal... nos dá a chance de comparar se o que imaginamos foi para telona... ;)
Lívia a 28 de Agosto de 2007 às 21:30

Não sei porquê, mas cada vez mais acho que se os últimos filmes fossem transmitidos como "mini-série" em vez de filme, poderia ter uma qualidade superior...

olha eu sou fã da série, mais acho que o filme deixou muito a desejar. bem que esquecero o livro no filme, quem mais se destaca na minha opinião e Dolores Umbridge ela sim deu mais vida ao filme.
achei o filme bom mais não tanto como o livro que da de 100 a 0
tua critica é dez o cara aplausos
maiko a 10 de Dezembro de 2008 às 20:33

Julho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
13
14

15
16
18
20

22
25

29
30
31


arquivos
pesquisar