Viciado em Cinema e TV (A Sequela) por Nuno Cargaleiro

Julho 04 2008

 

Belén Rueda é conhecida na televisão espanhola pelas suas participações em “7 Vidas”, “Los Serranos” e “Perioditas”, já adaptados pela televisão portuguesa. Internacionalmente, destacou-se em 2004 como Julia em “Mar Adentro”, filme espanhol sensação desse ano. Em “O Orfanato” é Laura, a figura central de um enredo que mistura sobrenatural com obsessão, num argumento simples e inteligente que motivou a sua escolha como representante espanhol para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Não mereceu a honra da nomeação, mas ninguém lhe retira os 30 prémios já atribuídos!

Laura regressa ao lugar onde passou grande parte da sua infância, até ser adoptada. Num casarão remoto num ambiente campestre do norte de Espanha, vive o espírito das lembranças daquele lugar e deseja retribuir em vida, criando um espaço para crianças com necessidades especiais. Com ela, traz a bagagem emocional, o marido, e o pequeno filho (Simón), que padece de uma doença misteriosa que desconhece, mas que não deixa de se abalar e ser a figura própria de um miúdo de tenra idade.

Pouco a pouco, a imaginação de Simón apresenta traços cada vez mais inquietantes, na medida que começa a descrever uma figura “invisível” que tem ramificações com o passado de Laura e daquele local. A culminação acontecerá no dia de apresentação do projecto do novo “Orfanato”, em que Simón desaparece, e Laura começa a perceber um comportamento estranho presente na casa que habita.

A realização é de Juan Antonio Bayona, argumento de Sergio G. Sánchez, mas a produção é de Guillermo del Toro. Curiosamente, nota-se a identidade de Guillermo del Toro neste projecto, que apesar de não apresentar o fascínio visual a que nos habituou, retrata um ambiente onde o sobrenatural e a realidade percorrem em paralelo por entre o enredo. Todo o argumento permite diversas perspectivas, desde as mais crentes às mais apreciadoras de realismo, sem que com isso perca coerência e impacto para o espectador.

Como a cena inicial do filme, “Orfanato” é um filme sobre fé e amor, onde a figura de Belén Rueda é o cerne e motivadora de avanço na história. Será através da sua luta em encontrar o seu filho que viveremos toda a mágoa e obsessão que este representa. Nesta perspectiva, este projecto demonstra-nos o que um filme de terror deve ser: simples, sem obrigatoriedade de “gore”, inesperado, contudo com uma narrativa humana e realista. Só assim é que o impacto nos pode assustar. E embora possa não ser uma força que nos faça saltar da cadeira, a amargura que surgirá inesperadamente levará o espectador a um horror mais identificável ao seu dia à dia, e consequentemente mais presente e assustador.

Num filme de actores e de bons diálogos, “Orfanato” não fica nada a dever a outros projectos de valor de “nuestros hermanos”, sendo um representante digno da qualidade cinematográfica que se faz para além da fronteira. Posto isto, quase dá para perguntar se Espanha não nos quer invadir! Nem que seja para conseguirmos fazer algo idêntico!

 

Muito Bom

4 Estrelas

publicado por Nuno Cargaleiro às 13:34
Tags:

Lindo Blog.
Los felicito!
jueguitos a 14 de Julho de 2008 às 03:26

Creepy :P
The Nader a 22 de Julho de 2008 às 16:49

Tens que ir actualizando isto...
Halloween77 a 5 de Agosto de 2008 às 18:40

Este filme chamou-me imenso a atenção, e ate agora so li crititcas boas. Abraço
Francisco a 7 de Agosto de 2008 às 02:17

O senhor barriga do chaves faz uma participação no filme. Quase não dá para reconhece-lo
Rigo a 17 de Agosto de 2008 às 16:06

Como já tendo sido habitual, o Trailers Blog - http://trailersblog.blogspot.com/ - lança uma vez mais uma votação online para eleger o Melhor Filme do Ano, bem como o Melhor Filme de Animação do Ano.

A votação estará online até ao dia 25 de Fevereiro.

Votem e elejam o Melhor Filme!
Pedro Afonso a 20 de Outubro de 2008 às 15:14

O FCC09 apresenta o primeiro Encontro Nacional de Bloggers de Cultura e/ou Criatividade!!
Este evento, a realizar no dia 08 de Fevereiro de 2009, inserido nas actividades do FCC09 tem por objectivo, reunir a comunidade de criadores de blogues, relacionados com as áreas do Património, Museus, Arte, Cultura e Indústrias Criativas, e criar um espaço informal de debate, discussão e partilha de ideias e experiências.
O registo como Blogger pode ser feito no nosso site, em Escreva-nos/Registo, e dá direito a um "Pass Blogger", que permite a entrada gratuita em todos os dias do TEMPUS e da CONCEPTA.
Para efectuar o registo como Blogger, deverá possuir um Blogue na área da Cultura ou Criatividade e nele introduzir uma referência ao FCC09 e um link para o nosso site (www.inovaforum.org).
Ana Alves a 20 de Novembro de 2008 às 15:35

Boa Tarde, o meu nome é André Marques e eu e mais uns amigos meus criamos este blog: cinemafilmescinema.blogspot.com , que foi publicado hoje mesmo e estamos a ver se o promovemos, se começamos a ganhar algumas visitas boas pois pensamos ter futuro com este blog e temos bastantes ideias para apresentar ainda, pois está numa fase muito prematura o nosso blog.

Gostaríamos de saber se podemos contar com a vossa ajuda.

Muito Obrigado

Até Breve
Anónimo a 13 de Janeiro de 2009 às 12:49

Foi das minhas maiores surpresas do ano que passou numa sala de cinema.
Assim como O ASSASSÍNIO DE JESSE JAMES PELO COBARDE ROBERT FORD.

Mas o DVD d'O ORFANATO ainda não o tenho. Mas deste mês não passa! :p

Cumps.

Roberto F. A. Simões
CINEROAD (http://cineroad.blogspot.com/)
Roberto F. A. Simões a 9 de Fevereiro de 2009 às 18:28

Pelo interesse expresso acerca da sétima arte, venho aqui deixar o nome de um blog que gostaria que conhecesse, o conteudo deste trata de um programa de rádio, programa esse que é dedicado inteiramente à musica para filmes (e não só). Assim sendo www.main-titles.blogspot.com onde podem ser escutados podcasts, tais como:

Main Titles de Romance: http://archive.radiozero.pt/maintitles20090426_Romance.mp3
Main Titles de Acção: http://archive.radiozero.pt/maintitles20090412_action.mp3
Main Titles de Wes Anderson & Jon Brion: http://archive.radiozero.pt/maintitles20090405_wesanderson_jonbrion.mp3

Ficarei grato pela atenção.
[ e peço desculpa pela self-publicity ]

Cumprimentos,
Gil Dionísio
Gil Dionísio a 27 de Abril de 2009 às 00:35

Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


arquivos
pesquisar